quarta-feira, 4 de novembro de 2009

cerveja x dignidade

um dos principios consagrados em nossa constituição federal, enquanto lei suprema da
nação diz respeito a algo que todos nós ao menos ja ouvimos falar, qual seja: a dignidade da pessoa humana!

mas o que seria dignidade, numa sociedade de consumo, como a sociedade capitalista, como a que vivemos?

ao longo da historia, temos visto nossos semelhantes travando uma constante luta em nome de questões religiosas, etnicas, sociais, sendo impossivel enumerar nos dedos dessas duas mãos que digitam esse texto, o numero de atrocidades cometidas pelo homem. não é o meu objetivo discutir a natureza do homem, mas apenas traçar um pequeno esboço na tentativa de colocar a dignidade como uma forma de evitar-se a barbarie, possibilitando consequentemente o convivio em sociedade.

feitas essas considerações, refaço a pergunta: existe dignidade em uma sociedade de consumo?

bebendo a velha cerveja no balcao ensebado da padaria do meu bairro, passei a observar os posters com propaganda de cerveja.

[faça-se um parenteses aqui que eu poderia utilizar-me de inumeros exemplos, no entanto quero me prender ao exemplo da cerveja]

aquelas mulheres, lindas, com roupas curtas e sensuais, provocantes e convidativas.



na verdade, essas propagandas nada mais fazem que estabelecer um esteriotipo de beleza onde só "as belas" são bem aceitas na sociedade, ferindo frontalmente a dignidade das mulheres que não se enquadram naqueles padrões. um puta machismo disfarçado, que vai de encontro a todas as conquistas das mulheres na luta por igualdade com os homens.

mas deixa isso pra la, afinal pra que serve a dignidade da pessoa humana mesmo?
"desce uma boa ae"

Nenhum comentário:

Postar um comentário