domingo, 15 de novembro de 2009

viva o futebol


o futebol sempre foi um instrumento de socialização entre as pessoas. é bem verdade que nas últimas décadas, a violência tenha cercado as praças esportivas, representada principalmente pelas brigas envolvendo torcidas organizadas. mas não é meu objetivo falar do futebol profissional,e televisionado e milionario. mas sim, do futebol jogado nos campos de varzea nos finais de semana, da pelada jogada nas ruas da periferia, nos campos de grama sintéitca nas quartas a noite, falar do esporte praticado com os amigos, por diversão, por paixão.

cresci ouvindo as historias de meu pai e suas aventuras pelos campos do bairro da mooca em seus tempos de solteiro. do amor em defender a camisa o flamengo da rua ibitirama, da alegria que era ver o nome do seu time estampado na capa do extinto jornal "a gazeta esportiva", que naquela época pasmem, dedicava até tres paginas para o futebol amador.

um amor passado de pai pra filho. e com esse amor ao esporte mais popular do planeta eu dei meus primeiros chutes na pelota, nas partidas de cinco contra cinco na rua da minha casa, nos intervalos e aulas de educação fisica no colégio. assim eu cresci, correndo atras da bola, e mesmo sendo esse "perna de pau" que os mais próximos bem sabem acabei me aventurando também no futebol de varzea.

jardim são pedro, guaianazes, zona leste, são paulo.
gerdy gomes, bi-campeão da copa primavera 93/94, 6° ou 7° colocado no campeonato paulista da categoria, não lembro exatamente - categoria dente de leite [crianças de 12-14 anos].

dias que não saem da minha memória.. os duelos contra aquele time infame da marginal tiête sem número... nossa vitoria contra o guarani de campinas com direito a penalti roubadoe e tudo.
bons tempos... bons tempos...

me lembro com saudades do meu treinador, "sr. antonio" que colocava no banco de reserva o mais habilidoso do time caso o boletim escolar do garoto apreesentasse nota vermelha. e nesse ponto mesmo não sendo la aquelas coisas com a bola no pé, a falta de categoria era compensada com o fato de eu sempre ter sido "nerd" na escola, fato que invariavelmente me garantia uma vaga no time titular...

a velha falta de habilidade que me fez jogar na defesa, na lateral, como beque central.. ali aprendi a bater como poucos, ter uma noção de liderança, conviver em grupo (não que eu saiba), aprendi a ser solidario com os companheiros nos momentos dificeis.

pode parecer brincadeira, mas com o futebol eu aprendi muita coisa... coisas que me acompanham até hoje... com o futebol eu aprendi a ganhar e principalmente a perder. o futebol que ajudou a criança com problemas de desenvolvimento a crescer, ter uma vida saudavel...

por todos esses motivos eu sou grato a bola.
viva!

2 comentários:

  1. sempre to jogando uma pelada por ai muito bom

    ResponderExcluir
  2. Cara, deixa eu te perguntar, você tem fotos dessa fase no Gerdy Gomes? Eu sou o Jefferson, joguei de meia esquerda e volante nessa fase. Fui campeão da copa primavera de 94 e participei do Estadual também, lembro que o time tinha o Cabrita, Xuxa, Tinguinha, Robinho, Marcelo, Douglas, Tigrão, Wilson, Rafael...entre outros...Aprendi muito nessa época, Sr. Antonio sempre. Mas infelizmente não lembro de nenhum Lucio Flávio...qual era o seu apelido?

    ResponderExcluir